new article

This commit is contained in:
Filipe Medeiros 2024-04-21 14:56:35 +02:00
parent 1cf9ce9280
commit 8338b255c7
Signed by: filipe
GPG key ID: 9533BD5467CC1E78
6 changed files with 25 additions and 6 deletions

View file

@ -1,3 +0,0 @@
{
"workbench.colorTheme": "Halcyon"
}

Binary file not shown.

After

Width:  |  Height:  |  Size: 914 KiB

View file

@ -13,7 +13,6 @@ import Heading5 from './Heading5.astro';
import Heading6 from './Heading6.astro';
import Paragraph from './Paragraph.astro';
import LinkToFootnote from './LinkToFootnote.astro';
import Null from './Null.astro';
import ListItem from './ListItem.astro';
import HorizontalBreak from './HorizontalBreak.astro';

View file

@ -26,7 +26,7 @@ Depois de ler um [artigo de Luís Ribeiro na Visão Verde](https://mkt.news.trus
Ninguém acha que o estamos a 2 semanas do colapso da civilização, como sugere Luís Ribeiro. Ninguém (ou pelo menos será uma minoria) acredita que em 2024 vamos estar no Waterworld (o filme pós-apocalíptico em que o mundo está inundado). O que eu acredito que muita gente que esteve nos protestos pensa é, simplesmente, que há algo de profundamente errado com: 1) o sistema atual da economia mundial, 2) o comportamento das elites (financeiras e políticas) do mundo. E é muito fácil de observar: as emissões teimam em não descer.
<ShowableFigure image="/src/assets/images/blog/pt/clima-quem-anda-a-cegar-e-usar-jornalistas/annual-co2-emissions.png" altText="Gráfico das emissões de CO2, mudial e anualmente, comparativamente a 2005. O gráfico mostra que a subida foi constante, exceto em 2009 e 2020, e estava, em 2021, ao nível de 25% superior a 2005.">
<ShowableFigure image="/src/assets/images/blog/pt/clima-quem-anda-a-cegar-e-usar-jornalistas/annual-co2-emissions.png" altText="Gráfico das emissões de CO2, mundial e anualmente, comparativamente a 2005. O gráfico mostra que a subida foi constante, exceto em 2009 e 2020, e estava, em 2021, ao nível de 25% superior a 2005.">
Fonte: [https://ourworldindata.org/co2-emissions](https://ourworldindata.org/co2-emissions). Reparem que dei “de barato” e só fui buscar emissões desde 2005 (por causa do Acordo de Paris), mas é bem pior para trás…
</ShowableFigure>

View file

@ -0,0 +1,23 @@
---
slug: como-seguir-noticias-de-forma-saudavel
title: Como seguir notícias de forma saudável?
subtitle: >-
No meio de uma inundação de informação, estou à procura de uma maneira de
seguir as notícias sem entrar em desespero
summary: >-
No meio de uma inundação de informação, estou à procura de uma maneira de
seguir as notícias sem entrar em desespero
publishDate: 2024-04-21
linkPreview:
image:
image: >-
@assets/images/blog/pt/como-seguir-noticias-de-forma-saudavel/linkPreview/image/image.jpg
altText: Vários jornais, dos quais vemos a ponta de cima.
---
Depois de [mais um passo na minha "desconexão" ao mundo digital](/blogue/o-fediverso-e-parecido-as-outras-redes-sociais), estou a ter alguma dificuldade em perceber como posso acompanhar as notícias e o que se passa à minha volta de forma saudável. Por um lado, sei que não consigo continuar no caminho antigo, de ler tragédias nas manchetes todos os dias (às vezes várias vezes por dia…), mas por outro, sinto que posso estar a perder informação crucial.
Já aconteceu uma ou outra vez alguém dizer-me alguma coisa como "Viste isto?!" e eu não fazer a mínima ideia. Faz mal? Será que até é bom não ter noção do dia-a-dia dos desastres? Fico-me pelos livros, talvez pelos resumos mensais, ou até anuais, do que se passou, enquanto espero que os meus amigos e família me vão atualizando nas coisas mais importantes?
O meu ideal seria um mecanismo para seguir apenas notícias e eventos importantes (de facto importantes!), de forma não intrusiva e sob o meu controlo. Já pensei em algo como começar a seguir *feeds* de RSS, mas parece-me que acabaria por cair na mesma armadilha de estar constantemente à procura de mais uma notícia, e não vejo maneira de filtrar conteúdo facilmente.
Se alguém tiver ideias, por favor falem comigo! Até lá, estou no hiato quase total de *sites* de notícias, para ler mais livros. Pelo menos até agora, sinto que "redes sociais" (quer sejam centralizadas ou não) são bastante inúteis na minha vida.

View file

@ -1,6 +1,6 @@
function allBlogBodyImages() {
return import.meta.glob<{ default: ImageMetadata }>(
`/src/assets/images/blog/pt/*/*.{jpeg,jpg,png,gif,webp}`,
'/src/assets/images/blog/pt/*/*.{jpeg,jpg,png,gif,webp}',
);
}